quinta-feira, 22 de janeiro de 2015




            NOSSOS MARES E OCEANOS ESTÃO MORRENDO

Os alertas de cientistas e ambientalistas aos problemas causados pela espécie humana em relação aos mares e oceanos, já vem de longa data, mas até agora somente leis paliativas, sem nenhum controle por parte dos países envolvidos e comprometidos pela preservação desse eco-sistema, foram elaboradas a esse respeito, como se o oceano fosse uma fonte de energia inesgotável e indestrutível. NÃO É !

A pesca predatória aliada à derrames de petróleo e ao lixo e esgoto lançados de todas as cidades do planeta, muitas vezes sem o devido tratamento necessário, estão condenando os oceanos a se tornarem um imenso deserto submerso.

























Na costa da Califórnia EUA, o oceano se tornou um gigantesco depósito de pneus velhos que continuam sendo descartados no mar causando a morte de corais e outros animais que são responsáveis por grande parte da produção de alimentos aos habitantes marinhos da região, que sem eles não conseguirão sobreviver.





O lixo urbano é outro grande fator que contribui para o esvaziamento dos oceanos. O plástico utilizado pelas indústrias acaba sendo uma armadilha mortal á várias espécies marinhas até mesmo às baleias, muitas delas encontradas mortas trazidas pelas marés até as praias com o estômago e intestinos forrados de lixo plástico que impedem sua digestão e evacuação. 
(foto da Baía de Guanabara-RJ-Brasil)


Lixo Urbano - o maior causador de mortes de animais marinhos em todos os oceanos.


Todo tipo de lixo é encontrado nos oceanos de todo o planeta e as maiores vítimas dessa inconsequência e irresponsabilidade do homem, são as aves e os animais marinhos que ingerem esse lixo confundindo-o com alimento, ou sendo vítimas dele por não conseguirem se desvencilhar daquilo que adere a seus corpos 


Nosso planeta já não suporta mais tanto descaso por parte do ser que se diz humano.
É passada a hora de nos conscientizarmos de que se destruirmos esse planeta, nossa vida não valerá um centavo furado pois não temos outro lugar pra onde ir. 
Ou a espécie que se julga a mais evoluída do planeta começa a mudar seus hábitos e a tratar nosso único e verdadeiro lar de forma diferente do que viemos fazendo até agora, ou nossos dias como espécie estarão sendo contados a partir de agora, pois estamos entrando em uma fase onde cada segundo pode fazer a diferença entre revertermos esse quadro ou morrermos junto com o nosso planeta. 
A ESCOLHA É SÓ NOSSA, SE QUEREMOS CONTINUAR HABITANDO A TERRA OU SE CONDENAMOS A NÓS MESMOS E AOS NOSSOS FILHOS À PRÓPRIA EXTINÇÃO!
                                JaguarNegro.Org  




Um comentário: